sábado, 27 de setembro de 2008

Vocações

A sociedade actual é uma tristeza!
Na grande maioria das vezes, as pessoas têm de trabalhar em profissões para as quais não estão vocacionadas, nem gostam, somente porque têm de ganhar dinheiro!
No seguimento da "magnifica" visita á digilosa enfermeira do Centro de Saúde, fomos aconselhados a marcar uma consulta de "materno-infantil" com a médica de família - esta Sra Dra não está nada satisfeita com o que faz, ou onde faz, porque é demasiadamente pragmática, impessoal e quase inexpressiva (pessoalmente só recorro aos seus serviços para obter baixa).
Apesar d'Ela ter já um pediatra, fomos á tal consulta (mal também não faz, certo?), nunca vi uma pessoa que estivesse a pegar num bébé ou a tocar-lhe que conseguisse esboçar tão pouco interesse e tanta distancia - Ela continua a frequentar as tais consultas porque o nosso Serviço Nacional de Saúde o obriga: para obtermos determinadas coisas temos de passar por estas "privações".
Nas consultas que se têm seguido, tem sido mais ou menos a mesma coisa... mais valia esta Sra Dra ter ido para médica legista: também era médica, de certo que também ganhava bem e não era necessário ser simpática ou bem disposta para com quem necessitasse dos seus serviços.

Burocracia

Tudo começou com a ída ao Centro de Saúde para fazermos o "teste do Pézinho".
Ela nasceu numa semana em que há muitos feríados. Num intervalo entre esses feríados, eu e ele, pegamos nela e fomos ao Centro de Saúde. Esperámos na sala destinada ás crianças, até que apareceu uma enfermeira, explicámos ao que íamos e perguntou-nos: mas não têm marcação? É que temos que marcar o teste, e só tenho vagas para 2ª feira (estavamos numa 4ª). Pois, Sra. Enfermeira, não sabiamos da marcação, será que não pode ser agora, é que o teste tem de ser efectuado nos 5 dias seguintes ao parto... Ah, isso,ãh, não é bem assim, pode ser um prazo mais dilatado e hoje já temos 3 crianças marcadas ( eram cerca das 10h da manhã e não estava ninguém na sala). Bla, bla, bla.. com esta estupidez ficamos na sala com a Enfermeira cerca de 15 minutos para nada, mas lá marcamos como ela queria e lá fomos no dia agendado fazer o teste e "visitar" a enfermeira: demoramos 10 minutos!